22 maio 2007

a verdade?

“Por vezes, o sonho por concretizar é mais perfeito que a realidade”, escrevia um anónimo.
Eu replico. O sonho é sempre mais perfeito que a realidade. Porque nunca sabemos qual é a realidade, realidade e verdade são conceitos relativos, inexactos.

Quantos anos vivemos perto, ao lado de uma pessoa, para, anos mais tarde, julgamos ter sido enganados por ela, afinal aquela pessoa era outra?
Dito de outro modo:
Quantos anos conseguimos viver perto, ao lado de uma pessoa, por termos construído dela uma imagem na nossa cabeça, por termos construído uma realidade nossa, mas que não era “a” realidade, “a” verdade?
Ainda de outra maneira:
Durante quantos anos conseguimos manter viva a ilusão de que a pessoa que estava ao nosso lado era aquela com quem, um dia, sonhámos compartilhar esses anos? Durante quantos anos conseguimos manter vivo esse sonho?

A realidade (aquela que é verdadeira, para nós, num momento qualquer) pode não passar de um sonho que continuamos a sonhar acordados, do qual conseguimos não acordar: vemos a realidade como a queremos ver, como queremos que ela seja. Até um dia, em que a realidade se torna na tal verdade que nunca vimos – e que pode estar ainda longe da verdade.
O sonho é mais perfeito que a realidade, no sonho as coisas são sempre como queremos e a tal verdade não surge, de repente, inoportuna, não nos rouba a felicidade em que julgamos viver.

A verdade? A verdade não existe.

7 comentários:

Anónimo disse...

Quanto anos conseguimos viver com uma pessoa alterando a nossa "verdade" para que o sonho seja mantido vivo, como se essa verdade fosse flexível e dela dependesse toda a realidade que não o é?

Anónimo disse...

A verdade existe, nem que seja a "nossa" verdade. E não acho que seja relativa... a relatividade está na forma como a olhamos.
Se assim não fosse nunca seria inoportuna.

i.

cai de costas disse...

E não foi isso que eu disse, i.?

Anónimo disse...

...(suspiro)...
A diferença entre o sonho e a realidade é a sua consciencia...isto é; sabemos quando é sonho, do quanto é ireal portanto sabe a agua. A realidade tem sempre sabor...seja ele qual for. Não acredito que a realidade seja ambigua. É uma só mas é só nossa....

Anónimo disse...

A verdade a que me refiro é a que rege os nosso valores e não a "classificação" de realidades.

Será sempre esta nossa verdade, e a forma como a encaramos, que será determinante para avaliarmos se a realidade que vivemos é verdadeira, ou não.

Esta verdade existe... e ainda bem!

i.

Anónimo disse...

A infelicidade é essa mesmo: a do sonho ser sempre tão mais fantástico do que a realidade...

MiSs Detective disse...

pois! e é uma chatice!