04 abril 2007

o homem que mordeu o cão

Concordo que todos os cães devem ser conduzidos com trela, por questões de cautela. Porém, entendo que a utilização do açaime deve ficar ao critério do dono do cão, responsável por todos actos deste – civil e criminalmente.

O legislador obriga o meu cão a utilizar açaime. O legislador, cego, não faz a mais pálida ideia sobre o meu cão: sabe apenas que se enquadra nas raças de grande dimensão (mesmo tendo uma dimensão média). Não sabe, por exemplo, que em toda a vida e no contacto com dezenas (talvez centenas) de pessoas, nunca teve sequer um ameaço de atitude que indiciasse a mais breve hostilidade; não sabe, principalmente, que o comportamento dos animais depende mais da educação que têm que da dimensão corporal ou da raça do dito.
O legislador, cego, não viu que é ao dono que devem ser impostas restrições sérias.

Como no caso deste, a quem nem a trela colocada pelo agente da autoridade impediu de morder: estes sim, devem ser vacinados, açaimados, talvez até enjaulados.


DN de ontem:

Dono de cão
perigoso morde
polícia na Amadora



1 comentário:

V. disse...

Mai nada! Também tenho um cão (que pelas suas dimensões não é obrigado a andar açaimado) e sei que muitas vezes o problema está nos donos e não no animal.

Apesar de, vou ser franca, quando vejo um Pit Bull solto sem açaime fico com medo. Medinho... medinho... Ou um rottweiler.