30 abril 2008

memórias

Depois de uma leitura de um blog mesmo aqui ao lado a propósito de erros e frases estúpidas, recordei-me de uma resposta totalmente "bronca" que uma vez ouvi.

Há quase duas décadas, andava eu pelo extremo sul daquela ilha famosa pelo nevoeiro. Mais que ao nevoeiro, mais fama que proveito, era necessária adequação ao estilo de vida e acondicionamento a determinados horários: jantar às seis, pub das 7 às 11, nightclub depois dessa hora - mas só mesmo até às duas, hora a partir da qual na rua se viam quase apenas "ham-sandwiches", forma como eram conhecidos as viaturas da polícia (ilustrando: "pão" branco, com um risco vermelho de "presunto" ao meio... estou a fazer-me entender...?).
A essas horas impróprias, a única actividade possível era mesmo ir a uma loja de origem turca comer um kebab, tentando ensopar os litros ingeridos desde as 19 horas da tarde anterior e o espírito gregário que dá ao Homem a tendência a associar-se a elementos com quem se identifica fazia com que a maioria do meus companheiros de refeição (!) fossem também portugueses.

To cut a long story short, no final de uma dessas noites de carácter associativo, um dos associados lusitanos efectuou um pedido ao balcão do tal turco:
- Can I please have a kebab and a Coke?
(sem que aqueles saxónicos sejam genuinamente educados, a palavra "please" é mandatória, pelo que esta frase não retrata necessariamente uma educação apurada por parte do nosso compatriota...)
Não entendendo na plenitude o pedido, ouve-se a réplica do otomano:
- Small or large? - referindo-se à dimensão do kebab. Sem pestanejar e de resposta pronta, retorquiu de imediato o luso-bronco:
- Não quero Sumol, quero Coca-Cola!

1 comentário:

wednesday disse...

Ahah, muito bom;) Os portugueses são sempre o máximo nestas coisas!